O trabalho hiper-realista do húngaro István Sandorfi

Publicado: fevereiro 25, 2011 em Realismo
Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

Sandorfi faleceu em 2007 e deixou uma obra fantástica. Quando vi alguns de seus quadros, primeiro achei que fosse um trabalho de manipulação fotográfica, Olhei melhor e me pareceu pintura feita com colagens fotográficas… Não. É o velho e simples óleo sobre tela. É admirável que Sandorfi tenha resistido a uma pintura naturalista numa época que se decretou a morte da pintura, mas ele fez isso e foi fiel as suas convicções ate o fim.

Suas primeira pinturas não vendiam, eram muito assustadoras, fruto de um início de vida marcada pela violência da revolução na Hungria, onde sua família sofreu com cárcere e exílio. O desenho e a pintura foram seu refúgio na época.

Existia um site com todas as suas pinturas catalogadas por ano, algo assim, não lembro direito. Friends of Sandorfi: http://www.fosaw.com, mas saiu do ar…Lembro de ter sido aí que me convenci que sua pintura era realmente uma pintura e não fotografia ou pintura em cima de foto. Não sei como ele trabalhava, gostaria de saber mais. Esse tipo de pintura pode ser feita com modelos ao natural ou até mesmo com uma referência fotográfica. O desenho pode ser passado para tela por meio de rotoscopia (projeção fotográfica). Não sei mesmo. O fato é que além do realismo, existe algo mais nas pinturas, algo que transforma esse húngaro num verdadeiro mestre da pintura contemporânea.

Para saber um pouco mais desse cara, consultem o Google, com as tags de seu nome e clique em imagens do google. Pena que não tem os primeiros trabalhos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios
comentários
  1. Luiza Stavale disse:

    Maravilhoso, Bravo! o que é mais legal nesses artistas é que o trabalho deles não é um virtuosismo sem sentido, pelo contrário, é carregado de simbolismo, é denso, genial!

  2. Este é certamente um grande artista…não só pela habilidade plástica,como tb pelo fato de ser um contemporâneo realmente criativo!

    • Marco Bravo disse:

      Sandorfi é uma referência marcante para muitos pintores Richard, ele tem essa pegada contemporânea num trabalho com bases tradicionais numa época que as pessoas muito pouco se davam ao trabalho de considerar e mesmo assim ele foi e é reconhecido. Certamente é um pintor muito criativo e original. Obrigado pelo comentário amigo!

  3. Maravilhoso!
    Realmente dentro do realismo ele conseguiu juntar o classico com o moderno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s